Apesar de nossos melhores esforços, os planos nem sempre ocorrem
como esperado. Todo líder de projeto precisa saber qual será a aparência do
resultado final – e quando será a hora de admitir a falha e começar novamente.
Todo projeto deve ter um plano secundário de lançamento caso o fracasso se
torne a única opção.
Muitos eventos de lançamento são orientados pela crença de que “nada
pode dar errado”. Os lideres desses projetos muitas vezes falham em garantir
que boas cópias de segurança sejam feitas e verificadas. Eles não desenvolvem
protocolos para definir o sucesso, e nem esboçam antecipadamente qual seria a
aparência de uma falha. Eles não preparam a equipe para o que fazer diante de
um erro no lançamento. Muitos projetos completamente novos alcançam um
obstáculo fatal apenas para descobrir que não podem voltar atrás, graças a um
planejamento pobre.
Com algumas exceções, os projetos devem ter planos para falhas, e,
quando o fracasso for grande demais, devem permitir o retorno para o sistema anterior.
Claro, falhar é vergonhoso e ninguém quer ter planos para tal acontecimento.
Mas não ser capaz de recuperar-se durante uma falha de serviço acaba com uma
carreira.
Tornar a diretoria ciente de que você possuía um plano secundário e
que seguiu ele até sua meta quando o fracasso ocorreu é uma forma de ganhar
elogios. Deixar que um evento de inatividade perdure por muito tempo à medida
que você explica para a administração que não existe uma forma de voltar e que
o caminho à frente não tem uma aparência muito boa é uma conversa completamente
diferente. Planeje obter sucesso, mas também possua um plano para o caso de um
fracasso.
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